FAQ

Sobre o curso
Aqui você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o curso

1. Onde encontro informações detalhadas sobre o curso?

Informações detalhadas sobre o curso, como objetivos, perfil desejado do egresso, tempo máximo para conclusão, etc. podem ser encontradas no Projeto Pedagógico do Curso.

2. Onde encontro informações sobre as disciplinas do curso:

Informações detalhadas sobre as disciplinas do curso, como seu tipo (obrigatória ou optativa), referências bibliográficas, pré-requisitos, etc. podem ser encontradas na (nova) Matriz Curricular do curso.

3. O que são os pré-requisitos de uma disciplina?

Basicamente, os pré-requisitos de uma disciplina são outras disciplinas das quais você precisa passar para poder fazer a primeira (você precisa, por exemplo, ter passado em Cálculo I e Vetores e Geometria Analítica para poder fazer Cálculo II). A justificativa para isso é que o conteúdo das disciplinas que são pré-requisitos de uma outra é essencial para que você curse essa última a contento.

3. Posso cursar uma disciplina sem ter feito o(s) seu(s) pré-requisito(s)?

Não. Isso é praticamente impossível.

4. A carga horária excedente do meu estágio obrigatório podem ser aproveitadas como Atividades Complementares? Em caso afirmativo, como faço esse aproveitamento?

Sim, você pode aproveitar a carga horária excedente do seu estágio obrigatório como Atividades Complementares.Para isso, você precisa preencher o item “Outras Atividades” no formulário de Atividades Complementares (vide questão anterior) com “Estágio Obrigatório” e colocar a carga horára excedente do seu estágio na coluna CH. Não se esqueça de anexar cópia do certificado de conclusão do seu estágio, onde consta a carga horária total dele.

5. O que são as disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I (TCCI) e Trabalho de Conclusão de Curso II (TCCII)?

Assim como Atividades Complementares, TCCI e TCCII são disciplinas do curso que possuem um formato especial. Nessas disciplinas, voce trabalhará sob a orientação de um professor, e esse trabalho consiste no desenvolvimento de uma projeto de pesquisa sobre um tema específico da área de Computação.  Informações detalhadas sobre o trabalho de conclusão de curso  podem ser encontradas nos regulamentos (TCCI e TCCII) da disciplina.

6. Quando eu posso me matricular em TCC I e TCC II?

Você pode se matricular em TCCI assim que cumprir 60% da carga horára total do curso.  Você pode se matricular em TCCII assim que for aprovado em TCCI. 

7. Posso fazer o trabalho de conclusão de curso em grupo
?

Sim, você pode fazer TCCI e TCCII em grupo de, no máximo, três alunos.

8. Como faço pra encontrar um orientador de TCC?

A tarefa de encontrar um orientador de TCC é de responsabilidade do aluno. Para isso, o acadêmico deve, antes de mais nada, decidir a área em que quer desenvolver o seu trabalho de conclusão de curso. Feito isso, o aluno deve entrar em contato com os professores da Facom que atuam na área escolhida no intuito de saber se algum deles está oferecendo vagas de TCC.

9. Posso ser orientado, em TCC, por um professor externo à Facom?

Sim, você pode escolher um orientador de TCC de fora da Facom. Para isso você deve fazer uma solicitação de orientação externa ao colegiado de curso.

Nova Matriz Curricular
Aqui você encontra as respostas para a principais dúvidas sobre a mudança para a nova grade do curso

1. O que acontece com as disciplinas obrigatórias que já fiz e viraram opativas?

Essas disciplinas contarão como optativas para você. Assim, se por acaso você precisa fazer mais duas optativas, e já fez, por exemplo, Linguagem de Montagem e Banco de Dados II, você pode considerar que não precisa mais fazer optativa nenhuma.

2. E pra quem já tem o quadro de disciplinas optativas completas? As horas relacionadas às obrigatórias que viraram optativas  contarão como horas de atividades complementares? Elas serão aproveitadas de alguma forma?

Se você já fez todas as optativas que precisava, as horas relacionadas às obrigatórias que viraram optativas ficarão “sobrando”. Não tem como aproveitá-las de forma alguma. Nem como hora de Atividades de Complementares.

3. Sobre aquelas disciplinas das quais eu tinha passado e a carga horária diminuiu, a diferença contará como optativa, atividades complementares ou não contará?

A diferença na carga horária das matérias nas quais você já passou e cuja carga horária diminuiu contará na carga horára de disciplinas optativas.

4. Qual a carga horária mínima para fazer TCC e Estágio Obrigatório no contexto da nova grade?

Como consta nos regulamentos dessas disciplinas, a carga horária mínima para realização do TCC é de 60% da carga horária total do curso, e para realização de estágio de 65% da carga horária total do curso.

5. Fiz várias disciplinas obrigatórias da grade antiga que viraram optativas, mas ainda assim preciso cursar algumas optativas para concluir o curso. Por que issso?

O motivo disso é que, de acordo com a Resolução COEG no. 326 de 1o. de Agosto de 2014, a carga horária — das disciplinas cursadas entre o ano letivo de 2010 e o primeiro semestre letivo de 2014 — a ser considerada para fins de integralização curricular é de 50 minutos. Sendo assim, e considerando que agora a hora-aula é de 60 minutos, na elaboração do seu Plano de Estudos foi preciso multiplicar por 5/6 a carga horária de todas as disciplinas que você já fez. Isso acarreta uma diminuição da carga horária total cumprida, que precisa ser compensada através de optativas (observando que é preciso cumprir 3000 horas para total integralização do curso).

6. Já cumpri 3000 horas do curso (mesmo multiplicando por 5/6 a carga horária de todas as disciplinas que fiz), mas ainda assim preciso cursar algumas optativas para concluir o curso. Por que issso?

Isso acontece pois, para total integralização  do curso, não basta somente ter cumprido 3000 horas em disciplinas. É preciso também que, dessas 3000 horas, 408 horas sejam de disciplinas optativas.

7. Mas afinal, o que é um plano de estudos?

Um plano de estudos nada mais é que uma planilha contendo, do lado esquerdo, as disciplinas da sua matriz curricular e, do lado direito, as disciplinas que você já cursou (marcadas com DS ou TE), as que ainda precisa cursar (marcadas com MA) e, para essas últimas, o semestre previsto para cursá-las. Ao final do plano de estudos você normalmente encontra uma lista das optativas que cursou e que ainda precisa cursar (identificadas por Optativa I, Optativa II, Optativa III, etc.) para total integralização do curso (vide as questões 5 e 6 acima). Se você entrou no curso antes de 2015, você pode acessar o seu plano de estudos (referente ao ano de 2015) em www.facom.ufms.br/~said/planos/<seu CPF>.pdf.