Histórico

A área de Ciência da Computação na UFMS teve seu ponto de partida em 1987, com a implantação do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, no então Departamento de Matemática da UFMS. Os pioneiros dessa implantação foram os Professores Edson Norberto Cáceres e Sergio Roberto de Freitas. Com a implantação do curso, mais professores da área foram contratados e, com o crescimento do grupo, o  Departamento de Computação e Estatística (DCT) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi criado no mês de outubro do ano 1992, como resultado de uma subdivisão do então Departamento de Matemática da UFMS.

Em 1996 o Curso noturno de Bacharelado em Análise de Sistemas foi implantado, com o intuito de prover mais uma possibilidade de formação aos ingressantes, priorizando as atividades fins da Informática, principalmente na área de desenvolvimentos de sistemas aplicativos.

Com o crescimento ainda maior da área de Computação na UFMS, o curso de Mestrado em Ciência da Computação foi implantado em 1999, solidificando de vez a área no âmbito da UFMS.

Em 2009 a Faculdade de Computação (FACOM) foi implantada, com a criação de dois novos cursos para funcionamento já em 2010: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento Sistemas e Tecnologia em Redes de Computadores. Também em 2009, o Doutorado em Ciência da Computação da UFMS, em associação com a UFG, foi aprovado pela Capes e com início em Agosto/2010.

Em 2011 a Facom recebe a primeira turma do Curso de Bacharelado em Engenharia de Computação e em 2015 a primeira turma do Curso de Bacharelado em Engenharia de Software, ampliando ainda mais o leque de opções para a comunidade, totalizando 400 vagas anuais para a graduação, sendo 210 em cursos noturnos.

Atenta à necessidade regional de formação de recursos humanos na área de computação aplicada, visando primordialmente o desenvolvimento e inovação tecnológica, a Facom implanta em 2012 o Mestrado Profissional em Computação Aplicada, com ênfase em Tecnologias Computcionais para Agricultura e Pecuária de Precisão. Esse curso tem parceria com a Embrapa Gado de Corte, com quem a Facom mantém projetos colaborativos desde 2001.

A FACOM também mantém parceria com diversas empresas sediadas em Campo Grande para prestar serviços que englobam desde treinamento em softwares aplicativos a consultoria nas áreas de Computação.

O Ponto de Presença (POP) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) em Mato Grosso do Sul (MS) é administrado pela FACOM e sediado no Núcleo de Informática (NIN) da UFMS. Além disso, a Redecomep, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenada pela RNP, que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP, também é coordenada pela Facom, no âmbito de Campo Grande.